Stress e preocupações...

Dedicado a pais e alunos 

Stress e preocupações...

É bem conhecida a metáfora do copo, a mesma quantidade de líquido num copo leva cada pessoa a vê-lo de forma diversa e, por vezes, antagónica. Para uns, os mais pessimistas, vê-lo-ão apenas meio vazio, ou seja predominam, eventualmente, sentimentos relacionados com insatisfação. Para outros, os otimistas, pelo contrário, valorizarão o facto de o copo (já) estar meio cheio....
Na generalidade, é assim que analisamos a imagem. Mas se canalizarmos a nossa reflexão para o peso que o copo, estando meio cheio, tem sobre o nosso braço.
- Quanto pesa este copo de água?

Dizia uma profissional de psicologia, numa comunicação cujo tema era o stress diário, o seguinte:

"O peso absoluto não importa. Depende de quanto tempo vocês o seguram. Se eu segurar por um minuto, não há problema. Se eu o segurar durante uma hora, ficarei com dores no braço. Se eu segurar durante um dia o meu braço ficará mole e paralisado. Em todos os casos o peso do copo não mudou, mas quanto mais tempo eu o segurava, mais pesado ele ficava".

"O stress e as preocupações da vida são como aquele copo de água. Eu penso neles durante algum tempo e nada acontece. Eu penso um pouco mais e eles começam a magoar. E se pensar durante um dia completo sinto-me paralisada, incapaz de fazer qualquer coisa".

Por isso... LARGUEM O COPO!!!